Estoque de arroz sob observação enquanto o primeiro-ministro japonês ordena alívio rápido dos preços em alta
![]()
TÓQUIO, 4 de fevereiro (Reuters) - O primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, ordenou a rápida implementação de medidas para aliviar os consumidores dos preços inflacionados dos alimentos, incluindo uma liberação sem precedentes de arroz estocado para reduzir os custos, disse um ministro na terça-feira.
Em uma entrevista coletiva, o Ministro da Economia, Ryosei Akazawa, disse que Ishiba instruiu o gabinete a prosseguir rapidamente com as contramedidas, já que os preços do arroz, vegetais e outros custos de vida dispararam nos últimos meses .
"Os cidadãos estão sofrendo muito e sentindo dor", disse ele, observando que o preço elevado do arroz foi inesperado.
O preço médio de transação do arroz produzido no ano passado aumentou 55%, para 23.715 ienes (US$ 153) por 60 kg (132 lb) em relação ao ano anterior, de acordo com dados do governo.
O ministério da agricultura concordou na semana passada com uma nova política que permitiria ao governo vender arroz estocado para cooperativas agrícolas sob a condição de que os compradores vendessem de volta a quantidade equivalente ao governo dentro de um ano. Seria a primeira vez que arroz estocado seria liberado para derrubar os preços.
Detalhes como o preço de venda e o momento ainda não foram decididos, disse uma autoridade do ministério na terça-feira.
Os preços ao consumidor no Japão subiram 3,6% em dezembro em relação ao ano anterior, marcando o maior salto em quase dois anos, enquanto a parcela dos gastos das famílias com alimentos atingiu uma alta de quatro décadas no ano passado.
($1 = 155,2700 ienes)
Reportagem de Yoshifumi Takemoto e Kaori Kaneko; Escrita de Chang-Ran Kim. Edição de Gerry Doyle
0 comentário
Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025
CNA defende avanço nos padrões de qualidade para feijão e pulses
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no Rio Grande do Sul
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja