Tailândia espera atingir meta de exportação de arroz este ano, diz autoridade
![]()
A Tailândia espera atingir sua meta de exportação de arroz de 7,5 milhões de toneladas métricas este ano, apesar da queda acentuada nos embarques do primeiro trimestre, já que as vendas para os Estados Unidos aumentaram, disse uma autoridade do Ministério do Comércio na terça-feira.
O ministério garantirá que as remessas de arroz possam continuar buscando acordos entre governos, inclusive com a China, e pressionará pelas exportações para os mercados africanos, disse Arada Fuangtong, chefe do departamento de comércio exterior do ministério, aos repórteres.
"Não ajustamos a meta de exportação de arroz de 7,5 milhões de toneladas... ainda esperamos que ela seja alcançada", disse ela.
As exportações de arroz jasmim aromático para os Estados Unidos, o maior mercado da Tailândia para o produto, aumentaram antes da imposição de novas tarifas pesadas, disse Arada.
A Tailândia, o segundo maior exportador mundial do grão depois da Índia, registrou uma queda anual de 30% nas exportações de arroz no primeiro trimestre de 2025, após a retomada das exportações da Índia.
No mês passado, a Associação de Exportadores de Arroz da Tailândia disse que as exportações anuais de arroz poderiam ficar abaixo da meta de 7,5 milhões de toneladas.
0 comentário
Área plantada de feijão no Brasil em 2025 se manteve entre as menores já registradas
Exportações de arroz da Tailândia podem cair até 12,5% em 2026, prevê governo
Retro 2025-Feijão/Cepea: Em 2025, cotações do feijão preto cedem, enquanto os do carioca se sustentam
Federarroz avalia como sucesso os leilões da Conab para escoamento do arroz safra 2024/2025
Do prato ao campo: Como a queda no consumo de arroz e feijão afeta a saúde e a renda do produtor rural
Trigo/Cepea: Preços apresentam movimentos distintos dentre os estados