Em reunião com a Conab, setor arrozeiro busca alternativas para garantir sustentabilidade à cadeia orizícola
Representantes da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) e da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) se reuniram com o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, nesta sexta-feira (6), em Porto Alegre, para buscar alternativas que garantam a sustentabilidade da cadeia orizícola no país. O encontro ocorreu na sede da empresa pública em Porto Alegre, e contou com a presença da equipe técnica da Conab.
A agenda foi solicitada pelo setor arrozeiro num contexto de queda acentuada no valor pago ao produtor, o que pode estimular o cultivo do grão na próxima safra, gerando um cenário de alta expressiva de preços no futuro.
"Precisamos de equilíbrio de preços. Por isso, diante deste contexto, é muito importante a sensibilidade do governo de criar um instrumento para que o mercado volte a um patamar sustentável para toda a cadeia", defendeu, após reunião, o presidente da Abiarroz, Renato Franzner.
Na ocasião, o presidente da Conab se comprometeu a viabilizar uma nova reunião com o setor, desta vez em Brasília e interministerial, no intuito de buscar soluções para a demanda apresentada. “Esse equilíbrio é importante para o governo, para o produtor e, assim, vamos garantir um preço equilibrado num período mais longo para os consumidores”, avaliou Pretto.
A queda acentuada de preços é, entre outros fatores, reflexo do aumento da safra no ciclo 2024/2025, que deve crescer 14,8% em relação à temporada anterior (2023/24), passando de 10,58 milhões de toneladas para 12,14 milhões de toneladas. Os dados são da Conab.
O encontro em Brasília para tratar da pauta deverá ser realizado na próxima semana e contará com a participação de Abiarroz.
0 comentário
Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025
CNA defende avanço nos padrões de qualidade para feijão e pulses
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no Rio Grande do Sul
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja