Produção de trigo em Goiás está em alta

Publicado em 19/01/2010 08:00 722 exibições
As lavouras de trigo em Goiás estão crescendo. A produção nacional temporária de grãos em 2008 foi de 2,3 milhões de hectares plantados e colhidos seis milhões de toneladas. Na Região Centro-Oeste, onde foram plantados 19 mil hectares, foram armazenadas 86 mil toneladas.

Boas notícias para a soja em Goiás também vieram com o quarto levantamento da safra de grãos 2009/2010 divulgado no dia 7 de janeiro pelo Ministério da Agricultura. Realizado pela Conab entre os dias 15 e 18 de dezembro, o levantamento registrou aumento de 18,3 % em área cultivada de trigo no Estado.

Mesmo não sendo tradicionalmente um grande produtor de trigo, Goiás apresenta destaque nesta cultura, que, juntamente com a produção de uva, é responsável pela diversificação econômica na agricultura. O Estado tem a maior variação positiva em área cultivada com trigo, seguido por Paraná (15,5 %) e Minas Gerais (12,3%). Em compensação, São Paulo, Distrito Federal e Rio Grande do Sul apresentaram redução de área plantada.

Entre os principais municípios goianos produtores de trigo estão Cristalina (54 mil toneladas), Luziânia (13,5 mil), Catalão (8,1 mil) e Rio Verde (2,5 mil). Campo Alegre de Goiás, Ipameri e Jataí também entre os produtores destacados na recente estatística do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Tags:
Fonte:
Goiás Agora

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário