INTERNACIONAL: Produção de arroz na Tailândia pode cair por conta das secas geradas pelo El Nino

Publicado em 11/03/2010 15:03 811 exibições
A produção de arroz na Tailândia, o maior exportador do mundo, pode cair por conta do clima mais seco do que o normal, o qual pode reduzir os rendimentos das lavouras, fato relacionado aos sinais de que o El Nino pode prejudicar as produções ao redor da região.

“A produção de arroz em casca pode cair abaixo da média de 31 milhões de toneladas se o El Nino parar com as chuvas”, disse o dirigente do Departamento de Arroz, Prasert Gosalvitra. A Tailândia corresponde por aproximadamente um terço do mercado mundial de arroz. 

A redução da produção de arroz na Tailândia e de óleo de palma na Malásia, causada pela seca, pode alavancar os preços das commodities, estimulando a inflação dos alimentos. As companhias agrícolas asiáticas, incluindo a Wilmar International Ltd, podem se beneficiar desse aumento de preços. 

 “Nós estamos preocupados com o atraso nas chuvas que podem, provavelmente, prejudicar a produção. O impacto na próxima safra já deve ser avaliado”, disse Apichart Jongskul, secretário geral do Escritório de Economia Agrícola da Tailândia.  

A produção na Tailândia do arroz em casca no ano que se inicia em 1º de outubro pode ser entre 27 e 29 milhões de toneladas, segundo Apichart. Em 13 de janeiro, a previsão também era essa, não houve mudança. Essa estimativa é 15% menor do que no último ano, quando foram 31,7 milhões de toneladas. 

Tradução: Carla Mendes
Tags:
Fonte:
Bloomberg

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário