Chuva atinge solo e afeta o feijão no RS

Publicado em 30/04/2010 07:33 320 exibições
As chuvas que atingiram o Estado na última semana causaram prejuízos pontuais para a agricultura gaúcha. A consequente erosão do solo registrada na região de Erechim afetou a fertilidade das áreas. "Isso pode provocar gastos no preparo do solo para as próximas culturas", avalia o engenheiro agrônomo da Emater Flávio Bonfada. De acordo com o assistente técnico da Emater Alencar Rugeri, a situação serve de alerta para a importância da conservação do solo, do uso de coberturas e dos terraços. "Quando ocorre em áreas com pouca palha o dano é ainda maior", pontuou.

Bonfada salienta que a umidade também provocou a germinação dos grãos do feijão safrinha o que inviabiliza o consumo. Ele estima prejuízo em 20% da área na região de Erechim. Apesar disso, o conjuntural da Emater indica que as chuvas contribuíram para a manutenção da umidade do solo na finalização da cultura. Conforme Rugeri, a precipitação garantiu umidade para a implantação das pastagens de inverno e a formação dos grãos de milho.

Em Santa Catarina, as chuvas causaram a queda de um aviário que estava em construção em Linha Alto Cambuim, interior de Nova Itaberaba. A propriedade de Ivo da Silva Rosa ficou destruída.

Tags:
Fonte:
Correio do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário