Uberaba/MG continua sem armazenamento de grãos
Tony explicou que a cidade de Uberaba produz mais de um milhão de toneladas de soja e setecentos mil toneladas de milho, sendo que só consegue armazenar 25 mil toneladas. O restante segue para armazenamento em Uberlândia, que irá comportar 140 mil toneladas, pois está prevista, a partir desta semana, a construção de um novo graneleiro em Uberlândia, em que serão investidos R$ 36 milhões, oriundos do governo federal, além de gerar 250 empregos diretos e 300 indiretos.
Já em relação a Uberaba, a cidade, mesmo sendo destaque na produção de grãos, continua sem uma unidade de armazenamento. De acordo com a Conab, não estão previstos projetos e nem mesmo verba para a ampliação da capacidade estática da unidade em Uberaba, pois segundo a série histórica do índice da ocupação média é inferior a 50%, não justificando a ampliação da mesma, e ainda sendo ocupada por produtos de terceiros.
Portanto, segundo o vereador, é preciso que o município cobre da União investimentos para que seja armazenado o produto produzido aqui, pois, segundo a Conab, sem uma média alta de ocupação não haverá uma ampliação da unidade, continuando a "mandar" os grãos colhidos em Uberaba para a cidade vizinha. "Tem que se mobilizar no sentido de garantir o beneficiamento dos grãos. Não adianta investir na produção se não armazenamos aqui. A mesma situação se reflete com a necessidade da construção de frigorífico", enfatiza o vereador.
0 comentário
Sem liquidez, feijões passam por momento difícil na comercialização
Enchentes atrasam plantio de soja e milho na Argentina
Feijão/Cepea: Oferta prevalece, e preço segue em queda
Produção de grãos é estimada pela Conab em 354,8 milhões de toneladas na safra 2025/26
Arroz/Cepea: Sem encontrar suporte, preço inicia mais um mês em queda
Anec eleva previsões para embarques de milho, soja e farelo do Brasil em novembro