Zona Sul do RS prepara plantio de arroz

Publicado em 13/09/2010 07:34
A menos de 15 dias do início do plantio do arroz na Zona Sul do Estado, mais de 50% da área a ser plantada (177 mil hectares) ainda está por ser preparada. De acordo com o gerente regional do Irga, Marcos de Souza Fernandes, o plantio deve ser iniciado após o dia 20. Segundo ele, o mês de setembro já está comprometido pelas chuvas ocorridas e pela previsão climática. "A perspectiva de La Niña poderá amenizar o atraso, e a semeadura se concluir ainda em outubro", aposta.

Se ocorrer o esperado, o problema passa a ser o da falta de umidade para a germinação das sementes. "É imperativo que o produtor otimize o preparo do solo e o plantio", salienta. Este trabalho, no entanto, deve levar em conta a velocidade da irrigação, ressalta. Ele alerta aos que dependem da Lagoa dos Patos e seus afluentes que há risco de salinização maior do que o normal. "Mas isso pode ser amenizado com o plantio no cedo e o uso de cultivares de ciclo mais curto."

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Correio do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário