Deputado reforça solicitação de triticultores para que Ministério modifique normas do PEP

Publicado em 24/11/2010 07:03
O deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS) encaminhou nesta segunda-feira (22), documento ao ministro da Agricultura, Wagner Rossi, reforçando solicitação dos presidentes da Ocergs, Vegílio Périus; da Fetag, Elton Weber e da comissão de grãos da Farsul, Amilton Jardim, para que sejam feitas algumas alterações no edital de leilão de PEP de trigo, marcado para a esta quinta-feira, dia 25.

O parlamentar gaúcho e as entidades defendem modificações nos itens 4.9; 8.5.3 e 8.7. Heinze explica que a exigência de cadastramento individual de produtores é impraticável devido ao tempo exíguo e por isso sugere a manutenção do procedimento anterior com listas a serem fornecidas pelas cooperativas ou pelas empresas adquirentes. No caso da comprovação da qualidade do cereal, o deputado pede a exclusão da norma do edital em pauta e argumenta que isso deve ser realizado nos armazéns credenciados pela Conab (Companhia Nacional do Abastecimento). No caso do último item, ele solicita a inclusão do trigo tipo Brando.

Outro pedido, diz respeito a especificação de um prazo para conferência da documentação pela CONAB, a fim de evitar os atrasos que aconteceram recentemente.

PRORROGAÇÃO CUSTEIOS - Em atenção às solicitações do deputado federal Luis Carlos Heinze e da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul - Farsul, a Superintendência Estadual do Banco do Brasil (BB) autorizou as agências a reprogramar as três primeiras parcelas dos custeios alongados de trigo para a última prestação da operação.

A orientação do Superintendente José Carlos Reis da Silva aos gerentes bancários observa que a medida vale para as operações vincendas contratadas na safra 2009/2010. Heinze explica que para se beneficiar com a prorrogação o mutuário deverá formalizar o pedido ao banco justificando as dificuldades para liquidação da dívida. Além disso, Reis informa que o BB disponibilizou linha de crédito de EGF com prazo de até 180 dias.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AI Deputado Luiz Carlos Heinze

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário