Irga realiza reunião do Conselho Regional em Uruguaiana

Publicado em 02/12/2010 14:40
O Conselho Regional do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) se reuniu, nesta quinta-feira (2), no Sindicato Rural de Uruguaiana. O conselheiro representante do município, Valter Arns, abriu a reunião destacando que o Irga vive um momento histórico, onde os produtores podem eleger o presidente da autarquia. “Pela primeira vez, os arrozeiros irão escolher quem vai dirigir o Instituto”, destacou. O encontro abordou o relato das ações da gestão, o acompanhamento da safra 2010/11, o andamento do Programa Renda, o mercado e a comercialização.

O presidente do Irga, Maurício Fischer, falou sobre a construção das novas casas de arrozeiros feitas, em parceira com Sindicatos Rurais e Prefeituras, por meio de comodato ou doação. Os municípios de São Borja e Alegrete poderão ganhar um novo escritório para atender produtores da região. O objetivo é ter um local reconhecido e de referência para os orizicultores. “A gestão conta com a construção de 10 casas, sendo 8 licitadas e duas já construídas no Estado”, afirmou.

Sobre o Programa Renda, Fischer destacou as principais demandas do setor, como o investimento em cursos de capacitação em gestão de custos de produção, de tecnologia, de crédito, de compra e venda, qualificação de mão-de-obra, certificação e capacitação. A armazenagem também foi assunto discutido entre os participantes, assim como estoques de arroz e capacidade.

O diretor técnico do Irga, Valmir Menezes, apresentou a evolução da semeadura na Fronteira Oeste e no Estado. Menezes explicou que a maior produtividade da região deve-se ao alto potencial de luminosidade. “Em ano de La Niña a produtividade tende a ser maior e a Fronteira Oeste se beneficia ainda mais com a intensa luminosidade que é característica própria da região neste período”, enfatizou. A expectativa de produtividade média na região é de no mínimo oito toneladas por hectare. O diretor alertou aos produtores para economizarem água para o alcance de um manejo de irrigação adequado. O alerta também foi para a incidência de insetos em lavouras secas, principalmente com a lagarta da panícula.

O cenário e as expectativas do mercado na próxima safra foram apresentados pelo diretor comercial do Irga, Rubens Silveira, que também falou sobre as dificuldades enfrentadas pelo setor, como o abastecimento de arroz nos demais Estados brasileiros, e a baixa competitividade com o produto uruguaio e argentino. Silveira salientou que as dificuldades com o câmbio afetam a competitividade, já que o quadro de oferta e demanda da Conab indica 2 milhões de toneladas para a exportação. “Os preços tendem a ser balizados pela paridade de exportação”, afirmou.

Os conselheiros da Fronteira Oeste foram convidados pela diretoria do Irga para participar da próxima reunião do Conselho Deliberativo que será realizada, a partir das 9 horas, dia 15 de dezembro, na Estação Experimental do Arroz, em Cachoeirinha.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Irga

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário