Crise política faz cacau aumentar

Publicado em 06/12/2010 06:35
Bancos fecharam e as atividades portuárias foram esvaziadas na sexta-feira em Abidjã, principal centro econômico da Costa do Marfim, depois que o impasse envolvendo a divulgação dos resultados eleitorais no país levou as autoridades a fecharem as fronteiras do país africano, maior produtor mundial de cacau.

Na véspera, a comissão eleitoral anunciou que o oposicionista Alassane Ouattara venceu o segundo turno do pleito presidencial, em 28 de novembro, mas o Conselho Constitucional, comandado por um aliado do presidente Laurent Gbagbo, rejeitou o resultado. A incerteza motivou altas do cacau na quinta e na sexta-feira. Na bolsa de Nova York, os contratos futuros para março chegaram a US$ 2.935 por tonelada, ganho de US$ 177 nos dois últimos pregões da semana. Na bolsa de Londres as cotações também subiram.

Exportadores de cacau disseram que vão paralisar suas atividades até que a eleição esteja resolvida. Já havia previsão de limitação nos embarques, porque muitos preferiram antecipar as entregas para antes da eleição.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário