Irga paga indenização a produtores de arroz
De acordo com Mainardi, o objetivo é encontrar uma forma de agilizar o processo de indenização. “Caso o fenômeno ocorra novamente, o pagamento deverá ser concluído sempre antes do plantio da próxima colheita”, afirmou.
Segundo Cláudio Pereira, a quitação desta parcela, não paga pela gestão anterior, é um compromisso do Governo do Estado, por meio do Irga, com os arrozeiros.
Para o produtor de Santo Antônio da Patrulha, Zuenio Thomazi, a indenização representa a saída de uma situação crítica. As vésperas da colheita, o orizicultor, que perdeu mais da metade da produção da safra passada, estava sem condições de manter sua lavoura. Havia dificuldades para pagar funcionários e fazer a manutenção das máquinas agrícolas. “Saímos de um sufoco. Estávamos no negativo para começar a próxima colheita”. Na safra 2010/11, Thomazi cultivou 400 hectares e espera colher 7,5 toneladas por hectare.
Também participaram do ato o gerente da Divisão de Pesquisa, Sérgio Lopes, o gerente do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), Rui Ragagnin, o responsável pela Seção de Política Setorial, Victor Hugo Kayser, representante dos funcionários do Instituto, Gilberto Acosta Silveira, além de produtores e conselheiros da Comissão do Granizo.
0 comentário
Área plantada de feijão no Brasil em 2025 se manteve entre as menores já registradas
Exportações de arroz da Tailândia podem cair até 12,5% em 2026, prevê governo
Retro 2025-Feijão/Cepea: Em 2025, cotações do feijão preto cedem, enquanto os do carioca se sustentam
Federarroz avalia como sucesso os leilões da Conab para escoamento do arroz safra 2024/2025
Do prato ao campo: Como a queda no consumo de arroz e feijão afeta a saúde e a renda do produtor rural
Trigo/Cepea: Preços apresentam movimentos distintos dentre os estados