Trigo: “Invista em trigo neste ano”, é a recomendação dos investidores

Publicado em 03/02/2011 07:20
As principais empresas de investimentos do mundo estão recomendando aos seus clientes que esqueçam tudo, especialmente investimentos em cobre, que atingiu novos recordes e comprem contratos futuros de trigo, porque este cereal ainda tem muito espaço para subir a médio e longo prazo, apesar de já ter subido cerca de 50% nos últimos 12 meses, nos mercados internacionais. A recomendação se baseia no quadro de oferta e demanda mundial; a oferta parece cada vez mais apertada, com os problemas com a produção de trigo na Austrália e nos Estados Unidos e a demanda cada vez mais forte nos países do Oriente Médio e do norte da África e até mesmo na Rússia, Índia e Paquistão, diante da elevação do custo de vida nestas regiões.

Isto vale também para o triticultor brasileiro. É impossível dizer até que valor irá o preço do trigo em nosso país na próxima safra, por dois motivos: a) o mercado brasileiro não está colado ao mercado internacional integralmente, sofrendo apenas resquícios das suas oscilações; b) a mudança dos padrões de qualidade exigidos pelo governo para financiamento e garantia das safras e a pouca disponibilidade de sementes certamente impedirão não apenas uma expansão da cultura, como até mesmo a repetição da mesma área plantada na última temporada. Mas este será apenas mais um fator de alta no mercado nacional: os que não plantarem ajudarão aos que plantarem.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Trigo & Farinhas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário