Trigo: Ocepar é contra a idéia de oferta dos estoques do governo

Publicado em 24/02/2011 12:56

A Ocepar, Organização das Cooperativas do Paraná, divulgou em nota uma posição contrária à idéia do governo de ofertar ao mercado seus estoques de trigo a partir de março. De acordo com a entidade, o momento não é adequado para a venda dos estoques. “No Paraná, ainda há 1,4 milhão de toneladas de trigo nas mãos dos produtores e a entrada do governo no mercado agora deverá provocar a depreciação dos preços e prejudicar ainda mais os nossos triticultores", disse o analista técnico e econômico da Ocepar Robson Mafioletti.


O setor  produtivo também voltou a defender a prorrogação da Instrução Normativa nº 38, que trata do padrão oficial de classificação do cereal. "Estamos solicitando ao governo que o cronograma de início da vigência da IN seja postergado para julho de 2012. A normativa entraria em vigor em julho de 2011, mas ainda não houve tempo hábil para a pesquisa e as demais empresas realizarem a readequação para indicação das variedades conforme a nova classificação para a safra 2011", explica Mafioletti.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marília Pozzer
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

    Sr. João Olivi, discute-se prorrogação para que a nova Instrução Normativa, entre em vigência, discutem-se medidas "intempestivas", adotadas pelo MAPA, como aquela em que "ABAIXOU" o PREÇO MÍNIMO , após o plantio no ano de 2010, e outro "EVENTOS" que desestabilizam o SETOR PRODUTIVO do TRIGO BRASILEIRO. É notório que do total consumido anualmente , a produção nacional consegue suprir no máximo a METADE . Atualmente, existe um "outro espinho" que incomoda os produtores que é a "QUALIDADE". O assunto está "tomado" por uma "névoa", que não deixa à mostra a realidade.

    Do TOTAL do trigo produzido no País, o mercado "exige" um percentual de TRIGO PÃO !. Pergunto :

    QUAL O PERCENTUAL DE SEMENTE DOS CULTIVARES DE TRIGO QUE ATENDEM ESSE REQUISITOS E QUE ESTÃO DISPONÍVEIS AOS PRODUTORES PARA O PLANTIO ??

    O PERCENTUAL DE SEMENTE QUE ATENDE O PRÉ-REQUISITO, QUALIDADE, É SUFICIENTE PARA ATENDER A DEMANDA ??

    A "nova classificação" não muda as "QUALIDADES" do CULTIVAR !!!

    ESTÁ NA HORA DE TODOS, NA "CADEIA" DO TRIGO, USAREM A MESMA "LÍNGUA" PARA SE ENTENDEREM E "ENXERGAR" A LUZ- se existe- NO FINAL DO TÚNEL !!!! ...... " E VAMOS EM FRENTE ! ! ! " .....

    0