Dólar baixo e frete caro continuam favorecendo as importações de trigo

Publicado em 31/03/2011 11:01
As quedas contínuas do dólar neste ano de 2011, diante da entrada maciça de investimentos estrangeiros no país, operacionais ou não, dado os juros elevados que aqui são praticados e a nossa estabilidade econômica, estão jogando contra os interesses dos triticultores brasileiros. Níveis cambiais elevados para a moeda nacional tornam as importações atraentes e isto faz o trigo importado competir com o nacional.

Outro fator que joga contra é o frete: o trigo nacional é produzido no extremo sul e deve ser levado ao extremo norte pela forma mais cara, que é o transporte rodoviário. Alternativas como trem e navio estão completamente descartadas. As distorções do frete marítimo são tão grandes que é mais barato o Ceará comprar trigo da Argentina, que fica mil quilômetros mais longe do que do Rio grande do Sul ou do Paraná, onde a distância seria de mais 2 mil km. Mas, as importações do Nordeste vem mesmo é dos Estados Unidos, de onde o frete é menor e compensa o pagamento das taxas e impostos adicionais.

Um dia o Brasil acerta esta quebra na estrutura deixada pelo governo Lula.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Trigo & Farinhas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário