Preços do trigo estão estáveis, mas em níveis elevados

Publicado em 19/04/2011 08:42
Na entrevista que concedemos para o site Notícias Agrícolas desta segunda feira, dissemos que os preços internos do trigo estão estáveis, a comercialização mais lenta, mas os níveis se mantém elevados. Por que? Porque os preços internacionais também estão elevados,apesar das quedas do início deste mês, recuperadas parcialmente nesta segunda (vide comentários dobre Chicago e Kansas abaixo). Além disso, a demanda internacional por grãos de um modo geral (aqui incluídos o trigo, o milho e  a soja) continua alta o seu conjunto. O que faltar em um será completado com outro, o que manterá o nível dos preços em bom nível para a próxima temporada inteira, já que as produções anunciada para a safra 2011/12 não recuperaram o nível dos estoques da temporada anterior.

Como isto afetará os preços do mercado interno?
Pela exportação. Neste ano a exportação elevou os preços ao redor de 15% durante o mês de fevereiro, depois de enxugar o mercado. E todas as condições para que as exportações brasileiras de trigo continuem estão presentes no horizonte da próxima safra. Com isto os triticultores ganham mais uma opção de comercialização, das boas, com preços garantidos e bons, capaz de mexer com a política até então única dos moinhos.

Importações foram menores neste início do ano

As altas dos preços internacionais e a maior disponibilidade de produto nacional fez diminuir as importações no primeiro trimestre de 2011, que se encerrou em 31 de março último. Foram 631 mil toneladas a menos do que o mesmo período de 2010. Entre janeiro-março de 2011 a importação brasileira de trigo foi de 1,174 milhão de toneladas, contra 1,805 milhão no primeiro trimestre de 2010. A média de preços,porém, acompanhou a evolução dos preços internacionais, que subiram cerca de 35% no período: US$ 325/ton (2011) contra US$ 245/ton (2010).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Trigo & Farinhas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário