Governo adotará medidas para atender arrozeiros gaúchos

Publicado em 27/04/2011 10:39
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento levará à próxima reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), na próxima quinta-feira, dia 28 de abril, duas propostas de apoio aos produtores de arroz do Rio Grande do Sul.

“Vamos acrescentar duas medidas importantes. Numa, vamos prorrogar os vencimentos do Produsa, para não criar uma situação de dificuldade adicional para o arrozeiro. A segunda coisa é que vamos aumentar de 80 para 100% a possibilidade do EGF”, explicou o ministro da Agricultura, Wagner Rossi.

As decisões foram tomadas durante reunião realizada na tarde desta terça-feira (26), com a presença de representantes da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), do deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS) e do secretário de Política Agrícola do Ministério, Edilson Guimarães.

Um dos votos que o Ministério da Agricultura levará ao CMN vai propor a prorrogação das operações de Empréstimos do Governo Federal (EGF) de arroz da safra 2010/2011. A outra proposta é estender o prazo de adesão ao Programa de Estímulo a Produção Agropecuária Sustentável (Produsa) emergencial – linha de crédito disponibilizada aos orizicultores que tiveram as lavouras destruídas pelas chuvas de 2009 e de 2010 – que venceu no dia 30 de março.

Saiba Mais

O EGF é uma linha de crédito utilizada para financiar a estocagem de produtos agrícolas abrangidos pela Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) para venda futura em melhores condições de mercado. A medida, somada aos leilões de apoio à comercialização realizados pelo Governo, deve estimular a recuperação dos valores recebidos pelos produtores.

O Produsa é uma opção de crédito destinada a financiar a recuperação de estruturas e despesas para formação das lavouras dos produtores atingidos pelas enxurradas e alagamentos causados pelo fenômeno El Niño em 2009 e 2010.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • claudio heleno cassol santa maria - RS

    DIA 27 04 2011, POR CLAUDIO HELENO CASSOL.

    1 - SOU PRODUTOR DE ARROZ A MAIS DE 40 ANOS.

    2 - FIZEMOS, TODOS OS PROCEDIMENTOS, PARA O PRODUSA, NO ENTANTO, ATÉ A PRESENTE DATA, NÃO CONSEGUIMOS ACESSARMOS AOS RECURSOS. E TIVEMOS PERDAS EM RAZÕES DE VENTOS QUE ACAMARAM AS LAVOURAS, ENCHURRADAS, ALAGAMENTOS e OUTROS EPISÓDIAS, DE APROXIMADO 20 MIL SACOS DE ARROZ. ALÉM, DOS ESTRAGOS COM Galpões, Estradas, SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO, de Redes elétricas, e ,outras Maquinarias. SECAGEM, MAIS DIFÍCIL, COM O EXCESSO DE ÚMIDADE, gastos com mais combustíveis, mecânica, mão de obra, serviõs de Retroescavadeiras, caçambas, caminhões basculante, na recuperação das estradas internas. E ASSIM POR DIANTE.

    3 - COMO PODEMOS, TER ACESSO A ESTES RECURSOS, POIS, JÁ RECORREMOS, INCLUSIVE A COOPERATIVA. E, não sabemos mais a quem recorrer. Pois, o PROGRAMA É MARAVILHOSO, BEM ESTUDADO E PROGRAMADO, O QUE NOS DARIA, UMA SITUAÇÃO DE PODER, SU PERARMOS, TODOS OS ENTRAVES, COM A NOSSA RECUPERAÇÃO. Mas, estamos a margem, deste ótimo programa, porque? A quem recorrermos? Peço, por FAVOR a QUEM PODERIA NOS AUXILIAR. OBRIGADO, PELO ESPAÇO.MEU TEL.055.9949.5249 - Peço ligar-me a cobrar, nestas alturas, viva Brasil do crescimento, mais peço socorro!...Pois, somos também, BRASILEIROS.Meu E-MAIL: [email protected] ( Para enviar-nos, sugestão).Desde já estamos agradecidos.

    0