NY: Cacau encerra com alta diante dados de exportação da Costa do Marfim

Publicado em 27/04/2011 16:59 177 exibições

Na Bolsa de Nova York, os contratos futuros do cacau encerraram com valorização expressiva na sessão desta quarta-feira. Para o contrato julho, o de maior liquidez, os lotes foram cotados a US$ 3.168 por tonelada, com um avanço de US$ 75 ou 2,42%.
O impulso se deu por conta dos dados divulgados pelo Porto de San Pietro na Costa do Marfim, que mostram uma queda de 9% dos embarques da commodity para a Europa no primeiro trimestre do ano, com  a proibição decretada pelo presidente Alassane Ouattara.
Neste período, as exportações da Costa do Marfim para a América do Norte atingiram 58,98 mil toneladas, volume 12,2% acima das 52,57 mil toneladas apuradas no primeiro trimestre do ano anterior. Já os embarques para Europa Ocidental recuaram 9,9% no período, para 64,64 mil toneladas, ante 71,72 mil toneladas em igual intervalo de 2010.

 Para o segundo semestre deve ocorrer um aumento significativo nas vendas externas à medida que as 400 mil toneladas estocadas nos portos de San Pietro e Abidjã estão liberadas para o mercado mundial.

Após os fim das sanções da União européia, autoridades informaram que os navios já começaram a chegar aos portos, mas alguns exportadores estão aguardando a reabertura do setor bancário para retomar integralmente as atividades, já que sem isso só é possível fazer pagamentos em dinheiro.

Tags:
Por:
Marília Pozzer
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário