CE: Expectativa de safra recorde de grãos em 2011

Publicado em 28/04/2011 07:18
Safra de grãos no Ceará deve bater recorde de 2006. São esperadas pelo menos 1,3 milhão de toneladas para este ano. Chuvas de abril garantiram início da colheita de feijão e milho

O Governo do Estado projeta safra recorde de grãos para 2011. A estimativa é de pelo menos 1,3 milhão de toneladas colhidas no Ceará neste ano. Se confirmada, a safra estadual vai superar em 200 toneladas o recorde estadual de produção de 2006, quando foram colhidos 1.145.558 toneladas de grãos.

A estimativa faz parte da avaliação mensal do Grupo de Coordenação e Estatística de Agropecuária (GCES), que reúne órgãos do governo federal e estadual. Apesar do crescimento, a produção agrícola no Ceará corresponde a apenas 0,9% da produção nacional, de acordo com a mais recente estimativa divulgada pelo Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com Itamar Lemos, coordenador de Desenvolvimento da Agricultura Familiar da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (DAS), mesmo com nova estimativa a ser divulgada nos próximos dias, a variação da safra projetada deve ser pequena. “Evoluímos muito bem nos últimos meses. Com as chuvas de abril, todas as culturas estão seguras”, garante Lemos.

Por conta disso, a colheita de feijão e milho já começou em todas as regiões do Estado. O impacto da fartura é notado no preço da saca do feijão no Ceará. No Cariri, onde o plantio começou mais cedo, em janeiro, a saca de feijão vendida por até R$250. Em período de entressafra é encontrada até por R$70, segundo Lemos.

Incentivos

Para o Governo do Estado, o bom resultado da safra de 2011 se deve, além das chuvas fartas, à qualidade das sementes distribuídas aos agricultores.

O projeto Hora de Plantar distribuiu em 2011 cerca de 4,2 toneladas de sementes a 144 mil agricultores. De acordo com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece), 70% da produção agrícola do Ceará vem de pequenos produtores.

“O acesso ao crédito rural também é muito importante, além da assistência técnica”, aponta Itamar Lemos. O presidente da Fetraece, Moisés Braz, diz que outro incentivo para os agricultores tem sido a plantação de uma cultura aliada à da mamona, fonte para a produção de biocombustível.

Para ele, porém, é preciso avançar na produção de julho a dezembro. “Nosso povo só produz no período chuvoso. As pequenas propriedades irrigadas ainda são experiências mínimas no Estado”, avalia.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

A estimativa de recorde na safra estadual de grãos vem um ano depois da seca que minguou as plantações de 2010. Se confirmada, a colheita de 2011 será a maior desde que o IBGE iniciou esse tipo de levantamento, em 1972.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
O Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário