Paraná será primeiro Estado a ter feijão fiscalizado

Publicado em 16/05/2011 11:06

O feijão produzido no Paraná será o primeiro do País a passar por fiscalização da qualidade nos pontos de venda. O trabalho cumpre as exigências da Instrução Normativa Nº12 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e leva em consideração pelo menos cinco fatores: umidade do grão, defeitos graves, defeitos leves e embalagem. A decisão foi anunciada na tarde desta terça-feira (10/5), na sede da Superintendência do Mapa, em Curitiba (PR), durante assembleia realizada com entidades de classe, empacotadoras, Defesa do Consumidor, Instituto Brasileiro do Feijão (Ibrafe) e técnicos do ministério.

O Paraná é o maior produtor de feijão do Brasil, responsável por 24% da safra total, mas um levantamento realizado pelo Instituto Totum, a pedido do Ibrafe, constatou que quase 70% dos grãos comercializados no Estado possui alguma irregularidade. O mesmo estudo já foi feito em São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, com resultados semelhantes.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Correpar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário