Produtores de arroz querem suspensão da entrada de grãos do Mercosul

Publicado em 17/05/2011 15:32
Categoria protesta por falta de competitividade do produto
Os produtores de arroz do Rio Grande do Sul e Santa Catarina farão um protesto nesta terça, dia 17, em Uruguaiana (RS), pedindo medidas para a categoria. Será realizada uma audiência pública, promovida pela Câmara de Vereadores local e pela Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, para discutir os problemas do setor.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Tapes (RS) e integrante do Movimento Te Mexe Arrozeiro, Juarez Petry, o protesto será realizado na aduana de Uruguaiana (RS), seguido de uma assembleia geral da categoria. O motivo do protesto é a falta de competitividade do produto da região com relação ao grão que ingressa no país pelo Mercosul.

– Queremos a suspensão da entrada de arroz do Mercosul por seis meses, para a rediscussão do tratado do Mercosul que nos impõe custos mais altos, além da suspensão do pagamento dos financiamentos pelo mesmo período, para que os produtores possam se reorganizar financeiramente – afirmou.

Medidas

Nesta segunda, dia 16, o governo federal anunciou que os mecanismos de comercialização divulgados em março deverão sair do papel até o final da semana, mas as medidas não satisfazem todos os pedidos dos produtores. Foi prometida a autorização de R$ 360 milhões nos contratos de opção público e privado, o que estimularia a elevar o preço do grão, deprimido pela concorrência estrangeira e pelos estoques.

Dentre as medidas anunciadas pelo governo federal ao secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, ainda não divulgadas até agora, estão uma nova oferta de Prêmio de Escoamento da Produção na ordem de 1 milhão de toneladas e a formação de um mutirão de técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para acelerar o credenciamento de armazéns no Rio Grande do Sul e, com isso, possibilitar a conclusão do processo de Aquisição do Governo Federal (AGF), um dos principais mecanismos de comercialização.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Zero Hora

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário