Estimativa da área de trigo do Rio Grande do Sul e custos de produção

Publicado em 18/05/2011 17:27

Trazemos hoje aos assinantes da AF News, uma estimativa de plantio e de custos de produção do trigo no Rio Grande do Sul divulgada pela FECOAGRO (Federação das Cooperativas Agrícolas) do Rio Grande do Sul.
 
Quanto à estimativa de área, esta foi realizada pelo corpo técnico da instituição e aponta um incremento acima de 10% em relação à área de plantio do ano passado, a FAEP local, há cerca de dois meses apontou avanço de 15%. Considerando que a área de plantio gaúcha na safra passada foi de 793,1 mil hectares, segundo as previsões acima haverá um avanço entre 872,41 mil hectares e 912 mil hectares para a safra de 2011.
 
Já com relação ao custo de produção é apontado um custo total de 1.373,57 por unidade de área, considerando uma tecnologia média de 40 sacas por hectare. Ou seja, a produção não cobriria os custos de depreciação, manutenção, juro sobre capital de juro, etc., com uma excelente colheita de milho e soja no Estado e com preços bem acima da média histórica para estas duas culturas, pode-se imaginar que o produtor do Rio Grande do Sul se aproveite para girar o capital. Uma vez que o custo variável, responsável pela cobertura dos desembolsos para a produção, segundo o órgão das cooperativas se daria a partir da colheita de 36 sacas por hectare nos preços atuais ou 2,160 toneladas por hectare, algo plenamente possível dentro da média do Estado. Ficando o custo variável cotado a R$ 907,00 por hectare.
 
Esta estimativa diverge bastante do projetado pelo CEPEA no início do ano, com custo total de R$ 1.659,00/ha, o custo operacional de plantio segundo o órgão paulista estaria em torno de 1.363,81, não podendo comparar entre si as projeções, pois há várias metodologias para cálculo de custo e cenários possíveis a serem estimados para elaboração destes prognósticos. De qualquer forma o cenário internacional no atual momento de incertezas quanto a situação de plantios internacionais da suporte para que se espere a manutenção dos preços atuais até o momento da colheita nacional, agindo assim a exportação como regulador de preços no mercado interno, pois a queda dos preços no mercado nacional sem a queda nos mercados internacionais possibilitaria o envio de trigo ao exterior para recebimento por parte dos produtores de valores que cubram os custos de produção, sendo que atualmente não cobrem.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AF News

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário