Na região norte do Piauí, excesso de chuva prejudica a safra de feijão

Publicado em 08/06/2011 08:24
Os produtores do estado vivem situações distintas. Na região sul, a colheita deve ser acima do esperado.
O município de Campo Grande fica a 350 quilômetros de Teresina, sul do Piauí, onde os agricultores estão animados com a safra de feijão.

Já na região norte do estado, a situação é oposta. No município de São Miguel do Tapuio, as famílias que sobrevivem da produção de feijão tiveram prejuízos com a safra. Na época do plantio faltou chuva e no período da colheita, choveu em excesso e o feijão apodreceu.

A situação é preocupante na região porque cerca de 600 agricultores pediram dinheiro emprestado para plantar feijão. Pelo Pronaf, cada um recebeu R$ 3 mil e agora não têm como pagar.

Preocupado com os agricultores, o Sindicato Rural disse que vai solicitar o perdão das dívidas.

A Conab e o IBGE devem divulgar nesta quarta (8) novas estimativas para a safra brasileira de grãos. Segundo o IBGE ainda é cedo para avaliar o tamanho das perdas na safra de feijão. No último levantamento, o órgão ainda apontava uma safra excelente, com crescimento significativo. Com os novos levantamentos, o IBGE espera ter um retrato mais fiel da realidade atual dos agricultores.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário