Safra de grãos em Minas Gerais deve crescer 2,2% em 2011, mostra Conab

Publicado em 07/07/2011 14:08 237 exibições
Minas Gerais deverá produzir 10,4 milhões de toneladas de grãos em 2011. O volume é 2,2% superior ao registrado na safra anterior, segundo o décimo levantamento de safra realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Um dos produtos mineiros com projeção positiva é o milho, que deve alcançar 6,4 milhões de toneladas, volume 4,7% superior ao registrado na safra passada. De acordo com a assessora técnica da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Márcia Aparecida de Paiva Silva, o Estado tem uma participação de 11,15% na safra brasileira de milho.

– O bom desempenho do produto no mercado internacional, nos últimos meses, é o principal motivo do interesse dos agricultores em expandir a produção – observa a assessora.

Márcia destaca ainda que o aumento da produção pode ser atribuído também à expressiva migração de produtores de soja para o setor de milho, diante do aumento da demanda pelo grão e do preço médio alcançado pelo produto no Exterior.

Segundo a assessora da Seapa, o maior volume de produção do grão no Estado está concentrado nas áreas onde as lavouras mais se beneficiam da tecnologia. São elas as regiões do Alto Paranaíba, Sul, Triângulo e Noroeste, que respondem, respectivamente, por 24,1%, 20,6%, 15,4% e 15,2% da produção mineira de milho.

Algodão e sorgo
O levantamento da Conab aponta também, para Minas Gerais, um expressivo crescimento da produção de algodão em caroço. Neste caso, a estimativa é de uma safra da ordem de 71,2 mil toneladas, volume 110% superior ao da última safra. Já o algodão em pluma deve alcançar 45,9 mil toneladas, equivalentes a um aumento de 109,6%.

De acordo com os dados da Conab, a previsão para o sorgo em Minas Gerais também é positiva. A safra estimada é de 356 mil toneladas, volume 16,8% superior ao do ano passado.

Tags:
Fonte:
Governo do Estado de MG

0 comentário