Trigo e milho: Ao invés das cooperativas, como prometeu, governo argentino libera cotas para Dreyfus

Publicado em 09/08/2011 08:50
Apesar dos anúncios do governo, de que as cooperativas é que receberiam mais de 90% das licenças de exportação de trigo e milho, gerando protestos de todos os lados, nada disto aconteceu. Ao contrário: foi a filial da multinacional Dreyfus no país, a LDC Argentina que recebeu 92% das licenças de exportação. Funcionários do governo nacional asseguraram na segunda-feira da semana passada que as entidades cooperativas ACA e AFA “teriam prioridade” para colocar trigo nas cotas de exportação que seriam anunciadas. Contudo, passados cinco dias úteis, o governo não concedeu nenhuma licença de exportação de trigo ou de milho  à Associação das Cooperativas Argentinas ou à Agricultores Federados Argentinos. O grande ganhador da semana foi a LDC Argentina, que recebeu licenças para exportar 69.465 toneladas da cota semanal de 74.952 toneladas, isto é, 92%. O restante foi repartido entre outros oito (8) exportadores. Com relação ao milho, o governo emitiu licenças de exportação para 356.242 toneladas, das quais a Dreyfus levou 87.323 toneladas, ocupando o segundo lugar atrás da Bunge, que recebeu 100 mil toneladas. Outros beneficiários das cotas de milho foram Cargill (67 mil toneladas) Nidera (58.020) ADM Argentina (10.899) e CHS Argentina, Molinos Y Productos Sudamericanos (9 mil toneladas cada) e nada para ACA ou AFA.

Há uma semana tínhamos cantado a pedra de que a imaginação corria solta e que as catilinárias do governo sobre as multinacionais pareciam apenas cortina de fumaça.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Trigo & Farinhas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário