Programa da Prefeitura de Penedo garante retomada da cultura do arroz

Publicado em 17/08/2011 07:17
Agricultores de baixa renda começam a colher o arroz plantado na Ponta Mofina, comunidade da zona rural de Penedo situada às margens do Rio São Francisco, depois de amargar a falta de apoio da administração municipal para a realização do cultivo. Somente a partir de 2009, a rizicultura foi retomada graças ao programa de preparo de solo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura.

De acordo com o agrônomo Aldo Toledo, que voltou a comandar a pasta junto com a vitória nas urnas de Alexandre Toledo e Israel Saldanha, o programa de preparo de solo da Prefeitura de Penedo é direcionado para trabalhadores rurais que sobrevivem em regime de agricultura familiar.
“Somente em 2009, primeiro ano da atual gestão, foram necessárias mais de 1.800 horas de trator para recuperar lotes que haviam passado os quatro anos anteriores sem benefício nenhum, tivemos casos de terrenos que precisaram de três operações de trator para ficar novamente em condições de uso”, destacou Aldo Toledo.
Não fosse a cessão das máquinas para os pequenos produtores rurais, dificilmente eles conseguiriam arar a terra por conta própria. Em números atuais, uma hora de aluguel de trator custa, em média, R$ 80. Cada agricultor atendido pelo programa de preparo de solo da Prefeitura de Penedo tem, de graça, três horas de trator para deixar o terreno pronto para o plantio.

O Secretário Municipal de Agricultura informa ainda que, antes do preparo gratuito do solo pela Prefeitura de Penedo, o pequeno agricultor recebe as sementes doadas pelo governo estadual. “O trabalhador rural de baixa renda de Penedo ganhou cerca de 140 toneladas de sementes de feijão, de arroz e de milho nos últimos três anos”, acrescentou Aldo Toledo.

Entre as sementes distribuídas, está a variedade Rio Formoso, tipo de arroz que está sendo cultivado na Ponta Mofina por máquina colheitadeira. O serviço é pago pelos agricultores com parte do arroz colhido, produção que cresce a cada ano graças ao apoio da Prefeitura de Penedo e do governo estadual.

Em reconhecimento ao apoio ao homem do campo, o Governador Teotônio Vilela Filho convidou o Prefeito Israel Saldanha para representar os demais gestores dos 102 municípios alagoanos durante solenidade de entrega de equipamentos agrícolas, cerimônia realizada em Maceió nesta sexta-feira, 12.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Correio do Povo de Alagoas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário