No CE, safra do feijão fava supera expectativa dos agricultores

Publicado em 05/09/2011 07:53
A fava é uma leguminosa, parente do feijão, mas com os grãos um pouco maiores. O alimento é muito popular no Nordeste. A colheita está começando agora no sul do Ceará, segundo maior produtor da região.

Depois do período de chuva, a fava é um dos últimos grãos colhidos pelos agricultores este ano. A planta produz vagens e dentro delas se formam as sementes, que se adaptam bem ao clima semiárido como o de Farias Brito, a 500 quilômetros de Fortaleza.

A média de produtividade se aproxima de meia tonelada por hectare. Para colher o suficiente para o consumo, não precisa plantar muito.

Em cada casa há uma porção de vagens ao solo para secagem. A debulha é feita à máquina ligada em um trator ou de forma bem artesanal, conhecida como “bater a fava”.

As agricultoras se encarregam da limpeza dos grãos para fazer a armazenagem e
diferente de 2010, que a seca prejudicou as lavouras, este ano a fava já está custando R$ 190 a saca de 60 quilos. Tem agricultor que nem pretende vender agora.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário