Argentinos recusam proposta para o trigo

Publicado em 21/09/2011 07:45
Os produtores de trigo da Argentina rejeitaram uma proposta da Agricultores Federados Argentinos (AFA) que, supostamente, pretende acabar com as distorções na comercialização dos cereais no mercado local.

A AFA, cooperativa apoiada pelo governo, sugere que, uma vez realizada a projeção da produção anual pelo Ministério de Agricultura, os produtores recebam dois certificados emitidos pela Administração Federal de Renda Pública (Afip), equivalente à Receita Federal. Um deles compromete o produtor a vender 40% de sua safra ao mercado doméstico. O outro garante a exportação do trigo disponível.

Para o secretário da Confederações Rurais Argentinas (CRA), Javier Jayo Ordoqui, a medida "não resolve o problema porque a interferência do governo no mercado continua". Para ele, a proposta "é uma artimanha para disfarçar a transferência de valor do produto para os compradores, moinhos e exportadores". Segundo ele, quando o mercado sabe que a demanda está garantida por valor máximo controlado pelo governo, deprime os preços.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
DCI

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário