Novo pêssego de mesa, de polpa branca e mais doce

Publicado em 07/11/2012 07:24
Embrapa investe na BRS Regalo com boa produtividade e adaptada a regiões menos frias.
Pêssego branco e com pouca acidez. Assim é a BRS Regalo, uma das mais recentes cultivares lançadas ao mercado pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS). A cultivar vem ocupar uma demanda de consumidores do centro do país, como São Paulo e Paraná, que tem preferência por pêssegos de polpa branca e doce. Além disso, vem também a atender uma solicitação dos agricultores ao apresentar uma boa estabilidade de produção, um dos fatores importantes para o setor produtivo.

O pessegueiro BRS Regalo é resultado do cruzamento entre as cultivares Chimarrita e Chula, ambas produtoras de frutas de polpa branca. A nova cultivar floresce no final de julho e meados de agosto. A sua colheita se dá nas primeiras semanas de dezembro. O rendimento médio por planta resultou em 40kg/idade adulta.

Segundo a pesquisadora Maria do Carmo Bassols Raseira, a fruta tem uma polpa firme, com formato redondo cônico e seu diâmetro é de 5 a 7 centímetros. A película é branco creme, podendo ter algum esverdeado na cor de fundo, e com cobertura de mais de 80% de vermelho. As frutas tem peso médio de 90 a 130g. “A produtividade é constante ao longo dos anos, tornando-se uma alternativa interessante”, comentou. Para Maria do Carmo a cultivar se presta para o mercado de frutas frescas. “ É doce, sem acidez, e possui bom tamanho”, considerou.

Os experimentos com a Regalo se deram na própria unidade de pesquisas, em Pelotas/RS, em Veranópolis/RS, Paranapanema/SP e Venda Nova do Imigrante/ES. O que foi observado pelos pesquisadores é que a cultivar adapta-se melhor a áreas com acúmulo de frio em torno de 300 horas. Em regiões muito baixo acúmulo de frio, ou seja, menos de 300 horas frio, foi necessário a quebra de dormência com produtos químicos, como no caso dos pomares na região de São Paulo.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Embrapa Clima Temperado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário