Publicidade

Novo pêssego de mesa, de polpa branca e mais doce

Publicado em 07/11/2012 07:24 1590 exibições
Embrapa investe na BRS Regalo com boa produtividade e adaptada a regiões menos frias.
Pêssego branco e com pouca acidez. Assim é a BRS Regalo, uma das mais recentes cultivares lançadas ao mercado pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS). A cultivar vem ocupar uma demanda de consumidores do centro do país, como São Paulo e Paraná, que tem preferência por pêssegos de polpa branca e doce. Além disso, vem também a atender uma solicitação dos agricultores ao apresentar uma boa estabilidade de produção, um dos fatores importantes para o setor produtivo.

O pessegueiro BRS Regalo é resultado do cruzamento entre as cultivares Chimarrita e Chula, ambas produtoras de frutas de polpa branca. A nova cultivar floresce no final de julho e meados de agosto. A sua colheita se dá nas primeiras semanas de dezembro. O rendimento médio por planta resultou em 40kg/idade adulta.

Segundo a pesquisadora Maria do Carmo Bassols Raseira, a fruta tem uma polpa firme, com formato redondo cônico e seu diâmetro é de 5 a 7 centímetros. A película é branco creme, podendo ter algum esverdeado na cor de fundo, e com cobertura de mais de 80% de vermelho. As frutas tem peso médio de 90 a 130g. “A produtividade é constante ao longo dos anos, tornando-se uma alternativa interessante”, comentou. Para Maria do Carmo a cultivar se presta para o mercado de frutas frescas. “ É doce, sem acidez, e possui bom tamanho”, considerou.

Os experimentos com a Regalo se deram na própria unidade de pesquisas, em Pelotas/RS, em Veranópolis/RS, Paranapanema/SP e Venda Nova do Imigrante/ES. O que foi observado pelos pesquisadores é que a cultivar adapta-se melhor a áreas com acúmulo de frio em torno de 300 horas. Em regiões muito baixo acúmulo de frio, ou seja, menos de 300 horas frio, foi necessário a quebra de dormência com produtos químicos, como no caso dos pomares na região de São Paulo.
Tags:
Fonte:
Embrapa Clima Temperado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário