Cultura da manga apresenta boa produtividade em Porto Lucena/RS
Publicado em 18/01/2013 08:33
A produção de manga surgiu e se estabeleceu como uma interessante alternativa comercial e de renda para produtores do município de Porto Lucena, no Noroeste do Estado. No entanto, durante algum tempo a produtividade não atendeu às expectativas iniciais, em função de fatores climáticos. Por esse motivo, alguns agricultores que implantaram pomares em suas propriedades não estão tendo cuidado algum com relação aos tratos culturais.
Neste ano, a situação começou a se reverter, de acordo com extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Antoninho Zamin. As condições climáticas favoráveis à cultura geram expectativas de boa produtividade. É o caso da produção da família de Dorvalino Bernardi, que cultiva em sua propriedade 13 variedades da fruta. São 168 árvores em 1,5 hectares. A expectativa da família é colher, neste ano, em torno de 25 mil quilos da fruta. Além dos Bernardi, outras famílias afirmam estar satisfeitas com os resultados da cultura.
Não podemos deixar de destacar que a manga é um alimento muito consumido no verão. “Os apreciadores são atraídos pela sua polpa suculenta e versatilidade, já que pode ser utilizada na elaboração de doces, geleias, sucos, licores, e adicionada a sorvetes, saladas, entre outros produtos”, afirma Zamin. A manga também é conhecida por sua função nutricional, sendo recomendada como excelente fonte de beta carateno e vitamina C, rica em fibras e alto teor de potássio e ferro.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Emater RS
0 comentário

HORTI RESENHA #96 - A importância do mercado brasileiro de frutas, legumes e verdura

Syngenta destaca importância das sementes e de estar perto do produtor

"O mundo vai vir buscar alimento no Brasil", diz presidente da Syngenta Brasil

Artigo detalha práticas para controle de doenças da mandioca

Hortifruti/Cepea: Confira 4 hortaliças vistas como "pequenas", mas que são grandes negócios!

Coopercitrus cresceu 23% no primeiro trimestre de 2025