MG: Preços de legumes e verduras é o mais baixo dos últimos 20 meses

Publicado em 05/08/2014 16:26

O mês de julho foi o que registrou os preços mais baixos para hortaliças no atacado da CeasaMinas desde novembro de 2012. A redução foi de 17,3% em relação a julho do ano passado e de 9,1% comparando o último mês de junho. De acordo com o chefe da seção de informações de mercado, as explicações para preços tão baixos são o clima favorável, a boa oferta dos produtos mais consumidos e a redução no consumo, comum nesta época do ano.

Alguns produtos muito consumidos tiveram queda de preços. Um exemplo é a batata. O preço caiu 55% em relação a julho de 2013 e 39% comparando com junho. A cenoura teve redução de 12% comparando com junho e 40,8% em relação a julho do ano passado. De acordo com Ricardo, “muitos produtos já estão com preços muito próximos do custo de produção”.

As frutas registraram leve alta comparando com julho de 2013 (+7,5%). “Para o mercado, é uma alta bem tranquila”, diz Ricardo. Quando comparados com junho, os preços de frutas no mês de julho estão mais baixos (-1,3%). Algumas frutas estão com preços bons para o consumidor. Um exemplo é a banana prata. O quilo no atacado sai por R$ 1,89. O valor é 9,4% a menos do que no mês passado e 22% a mais do que no mesmo período de 2013. O melão apresentou quedas maiores: 17% comparando com o mês passado e 33% em relação há doze meses.

Os cereais registraram quedas de 6,5% no mês e 8,7% no ano. O destaque é o feijão, que está 10% mais barato do que em junho e 22% mais baixo comparando com julho de 2013. Os ovos apresentaram redução de preço de 5,9% na comparação mensal. "Acredito que as férias escolares podem ter influenciado neste setor", diz Ricardo. No ano, os ovos caíram 1,7%. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Ceasa Minas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário