MG: Preços de legumes e verduras é o mais baixo dos últimos 20 meses
O mês de julho foi o que registrou os preços mais baixos para hortaliças no atacado da CeasaMinas desde novembro de 2012. A redução foi de 17,3% em relação a julho do ano passado e de 9,1% comparando o último mês de junho. De acordo com o chefe da seção de informações de mercado, as explicações para preços tão baixos são o clima favorável, a boa oferta dos produtos mais consumidos e a redução no consumo, comum nesta época do ano.
Alguns produtos muito consumidos tiveram queda de preços. Um exemplo é a batata. O preço caiu 55% em relação a julho de 2013 e 39% comparando com junho. A cenoura teve redução de 12% comparando com junho e 40,8% em relação a julho do ano passado. De acordo com Ricardo, “muitos produtos já estão com preços muito próximos do custo de produção”.
As frutas registraram leve alta comparando com julho de 2013 (+7,5%). “Para o mercado, é uma alta bem tranquila”, diz Ricardo. Quando comparados com junho, os preços de frutas no mês de julho estão mais baixos (-1,3%). Algumas frutas estão com preços bons para o consumidor. Um exemplo é a banana prata. O quilo no atacado sai por R$ 1,89. O valor é 9,4% a menos do que no mês passado e 22% a mais do que no mesmo período de 2013. O melão apresentou quedas maiores: 17% comparando com o mês passado e 33% em relação há doze meses.
Os cereais registraram quedas de 6,5% no mês e 8,7% no ano. O destaque é o feijão, que está 10% mais barato do que em junho e 22% mais baixo comparando com julho de 2013. Os ovos apresentaram redução de preço de 5,9% na comparação mensal. "Acredito que as férias escolares podem ter influenciado neste setor", diz Ricardo. No ano, os ovos caíram 1,7%.
0 comentário

Roraima: Frutos só poderão ser comercializados se vierem de áreas com certificação sanitária

Cacau sobe com expectativa de safra ruim na Costa do Marfim

Portaria estabelece estrutura de coordenação entre órgãos públicos para fortalecer ações contra a vassoura de bruxa da mandioca

Fruit Attraction São Paulo irá discutir desafios e oportunidades para expansão da fruticultura brasileira no comércio internacional

Portaria estabelece estrutura de coordenação entre órgãos públicos para fortalecer ações contra a vassoura de bruxa

Índice CEAGESP variou 2,55% em fevereiro