Safra de uva deve ter produtividade elevada no Rio Grande do Sul

Publicado em 08/12/2014 07:37

A safra de uva no Rio Grande do Sul pode chegar aos 836 milhões de quilos. Se o clima favorável das últimas semanas persistir, a Emater projeta uma produtividade de até 22 toneladas por hectare, acima da média histórica de 18 toneladas, nos 38 mil hectares plantados na Serra Gaúcha. O míldio, uma doença fúngica, chegou a assustar depois de dois meses com precipitações acima da média, mas foi controlada satisfatoriamente e não irá atrapalhar a produção. Inclusive, algumas variedades precoces, como a Vênus, estão sendo colhidas e as amostras apresentam boa qualidade, com cor adequada e sabor considerado excelente.

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Uva e Vinho, Maria Emília Borges Alves, a safra vitícola 2014/15 vem se desenvolvendo sob condições climáticas “ligeiramente fora das normais”. No inverno, o número de horas de frio foi inferior ao desejado para o período e antecipou a brotação em alguns casos. Enquanto isso, em setembro e outubro, houve chuvas excessivas. Tais condições favoreceram a incidência de fungos, como o míldio. Entretanto, a doença, que vinha se mostrando persistente, foi controlada, e as bagas infectadas estão em fase final de queda.

Confira a notícia na íntegra no site do Jornal do Comércio

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Jornal do Comércio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário