Praga causada por fungo pode prejudicar produção de maçã em SC

Publicado em 11/08/2016 15:00
Ministro da Agricultura visitou pomares de São Joaquim nesta quarta (10). Doença não tem cura e pode levar até 5 anos para se manifestar.

Uma praga que começou aparecer nos pomares pode prejudicar a produção de maçã nesta safra. Nesta quarta-feira (10), o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, esteve em São Joaquim, na Serra catarinense, para ver de perto a situação, como mostrou o RBS Notícias.

A preocupação é com o cancro europeu - fungo que vem se desenvolvendo nas macieiras. "Isso foi um contrabando. Foram variedades introduzidas no país sem a quarentena, sem o devido cuidado. Hoje custam centenas, milhares de reais para os produtores e a preocupação até muitas vezes de ter que parar com a atividade", disse o ministro.

A doença não tem cura e pode levar até cinco anos para se manifestar nos pomares. E transmitida pela água e pelo ar. Se uma árvore estiver contaminada, há o risco de outras estarem também.

Em 2012, a praga surgiu no estado. Desde então, cerca de 120 casos foram confirmados. Como é uma doença nova, os produtores têm dificuldade para identificá-la, o que pode resultar na perda total do pomar.

"É um problema que a gente não pode deixar se agravar, ou nós perdemos tudo que conquistamos até agora. Por isso que nós temos que fazer esse esforço, essa integração com o Ministério da Agricultura. É um trabalho conjunto, de proteger e não deixar que a doença chegue aqui e nos prejudique", disse o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - SC

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
G1- SC

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário