Agricultor gaúcho investe no plantio de uva em MT e comemora resultados

Publicado em 30/01/2017 06:45
176 exibições

Em Sorriso, a 420 km de Cuiabá, maior município produtor de soja do mundo, o agricultor gaúcho Claudio Ivo Verguz decidiu investir no plantio de uva. Desde quando chegou na região, há mais de 15 anos, ele investe no cultivo da fruta. Na última colheita a produção total chegou a duas toneladas e meia de uvas.

"A gente começou a plantar e viu que está dando certo. A gente 'apanhou' um pouco no início porque não tinha a técnica", afirmou o produtor rural.

O parreiral tem 400 pés de uva e a colheita é realizada duas vezes por ano. Cada pé rende cerca de 15 quilos de uva por ano. No meio do ano de 2016, a plantação rendeu quase 2 mil e 500 quilos da fruta, que é vendida in natura ou transformada em vinho.

Toda a produção é artesanal. Cinquenta por cento da produção é vendida na própria chácara, quando os consumidores escolhem no pé qual cacho de uva vão levar pra casa. Outros 30% é comercializado aos mercados do município e o restante, 20% é processado viram vinho.

Cláudio conta com a orientação do técnico em fruticultura, William Fardin, que se mudou para Sorriso pensando em trabalhar com soja, mas abriu mão dos grandes campos para atender pequenos produtores que apostam na diversificação de culturas.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - MT.

Fonte: G1 - MT

1 comentário

  • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

    Afirmei (contrariando muitos neste espaço) que a soja no Brasil evoluiu graças aos gauchos que se espalharam pelo país e por TENTATIVA e ERRO foram adequando e chegando ao que chegou... vemos agora a historia da uva se repetindo... daqui a algum tempo veremos que os menos esclarecidos vão acreditar a iniciativa foi desenvolvida por órgãos de pesquisa governamental....

    1