Clima prejudica produção de alface americana em São Paulo

Publicado em 27/04/2017 07:39

O clima típico de outono, com grandes oscilações de temperatura durante o dia, pode ser prejudicial para algumas culturas. Em São Paulo, nas últimas semanas, a mais afetada foi a alface americana. “Os produtores reclamaram muito. Com o dia começando frio e esquentando até o fim da tarde, a hortaliça acabou sofrendo bastante, pois é muito sensível a essas mudanças”, explica Marina Marangon, pesquisadora do Hortifruti / CEPEA.

Ibiúna e Mogi das Cruzes, regiões produtoras mais importantes do estado, tiveram muitas reclamações devido à frente fria. Como consequência do descarte e má formação da planta, o consumidor sentiu no bolso um aumento do produto. Na primeira semana do mês, em Ibiúna, a caixa com 20 unidades custava R$ 12,50. A alta nos valores foi de 54% em comparação com a semana anterior, de acordo com o instituto.

Segundo Marina, o clima ideal para a plantação teria temperaturas baixas e poucas chuvas, cenário costumeiro do inverno, quando a produtividade fica maior. “A alface é muito sensível, então muito frio ou muito calor é sempre prejudicial. Se não chover muito e as temperaturas não forem tão adversas, a tendência é os agricultores consigam recuperar a produção”, finaliza.

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, ainda nesta última semana do mês a passagem de uma frente fria sobre o estado de São Paulo vai trazer bastante chuva, inclusive nas cidades Ibiúna e Mogi das Cruzes. O deslocamento desta frente fria será rápido, mas não dá para descartar o risco de chuva forte e ventania acompanhada de raios.

Porém, o que vai chamar a atenção dos produtores de alface americana é o vento frio de origem polar. Uma forte massa de ar polar continental que chega ao estado de São Paulo neste finalzinho de Abril promete derrubar a temperatura, o que será prejudicial para a produção de alface no cinturão verde paulista. Os termômetros podem não baixar de 10°C, mas devem ficar bem perto desta marca em algumas localidades.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Climatempo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário