Custo de produção de tomate em Goiânia (GO)

Publicado em 10/07/2018 13:15

Este foi o segundo ano consecutivo em que a equipe Hortifruti Brasil se reuniu com produtores, indústria e técnicos da região de Goiânia (GO), visando apurar os custos de produção de tomate industrial, por meio de Painel. Este é o principal polo produtor e processador de tomate no Brasil, responsável por cerca de 70% de toda a área cultivada para indústria no País.

O estudo contemplou os custos e produtividades referentes à safra de 2017, e foi feito, também, um orçamento para a temporada de 2018, que está em fase de plantio. Os plantios na região se iniciam em março, sendo finalizados entre junho e julho, enquanto a colheita começa em agosto e se encerra entre outubro e novembro.

A propriedade típica da região de Goiânia se mantém em 80 hectares de tomate rasteiro. A maior parte da área cultivada com destino para a indústria na região é em terra própria – cerca de 70% – e, por isso, o custo da terra entrou como custo de oportunidade. Para este item, foi considerado o valor do arrendamento para produtores que arrendam a área para o plantio, descontado o valor do CARP do pivô central, já que, por se tratar de área própria, esse é um custo que o produtor tem e, portanto, foi devidamente alocado na planilha de custo ao lado como CARP na irrigação.

Para o estudo, os custos contemplaram os gastos para um ciclo de produção de aproximadamente seis meses com a cultura no solo. A produtividade padrão definida para 2017 foi de 90 t/ha e, em 2018, acredita-se que retornará aos mesmo patamares de 2016, que foi de 85 t/ha. Essa produtividade, além de representar a moda da região, também foi compatível com os tratamentos utilizados na produção.

Custo de produção do tomate em Goiás

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário