Melancia: Transplantio atrasa no Rio Grande do Sul

Publicado em 31/07/2018 08:56

Melancicultores de Arroio dos Ratos, Triunfo e Montenegro (RS) devem atrasar as atividades de transplantio neste ano, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea. Em anos anteriores, as atividades na região costumavam ter início em julho – porém, com as temperaturas mais baixas neste inverno no estado, muitos produtores iniciaram o preparo das mudas apenas na segunda quinzena deste mês, para realizar o transplantio em agosto, com intensificação em setembro.

Isso porque o clima frio pode tornar o ciclo da cultura – que já costuma durar mais tempo na região – ainda mais longo, e aumentar os custos, devido à necessidade de protetores plásticos na lavoura. Quanto à área, a expectativa inicial é de que seja semelhante à do ano passado, já que os preços médios ficaram acima dos custos na safra 2017/18.

Nos meses de colheita (novembro/17 a janeiro/18), a cotação média da melancia graúda (>12 kg) foi de R$ 0,57/kg em Arroio dos Ratos, valor 50% acima dos custos. Apesar da previsão de atraso no início das atividades da safra, produtores têm boas expectativas para a produção em 2018/19, já que pode haver nova redução no plantio da principal praça concorrente (Teixeira de Freitas/BA).

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário