Vale do São Francisco começa a enviar uva para a Europa

Publicado em 12/09/2018 12:39

As exportações de uvas de mesa se iniciaram timidamente na semana 35, em meados de setembro – trazendo expectativas de um cenário positivo a produtores do Vale do São Francisco (PE/BA), mesmo com alguns entraves. A supersafra no Peru e o possível prolongamento da produção em Puglia, na Itália, podem ser empecilhos para que o volume embarcado supere o do ano passado (de setembro a novembro/17) para a União Europeia, de 33 mil toneladas (segundo a Secex).

Por outro lado, algumas regiões produtoras da Grécia registraram perdas de produção devido ao clima chuvoso de agosto, o que pode equilibrar tal cenário. A demanda crescente pelas variedades sem semente e o bom desenvolvimento delas no Vale também podem garantir o sucesso da safra, segundo apostam colaboradores do Hortifruti/Cepea.

Neste semestre, boa parte do volume colhido deve ser da variedade arra 15, que pode ser a protagonista nas primeiras semanas da temporada de exportação. As uvas brancas sem semente têm tido boa aceitação nos mercados europeu e asiático, e a baixa oferta em âmbito internacional pode alavancar os preços neste ano.

Já para a BRS vitória, a aceitação no mercado externo deve ser menor neste ano – os carregamentos da variedade apresentaram problemas de qualidade em 2017 e no primeiro semestre deste ano, limitando a demanda em 2018. Além disso, o preço da uva negra sem semente, segundo exportadores, pode se manter abaixo da média do ano anterior.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • carlo meloni sao paulo - SP

    A produçao de uva na Uniao Europeia nao concorre com a regiao do Sao Francisco porque na regiao do Sao Francisco temos varias colheitas dentro do mesmo ano, enquanto na Europa so' tem uma-----PE' NA TABOA DIZIA ADHEMAR DE BARROS--

    0