Banana: Cultura pode perder espaço em Minas Gerais

Publicado em 24/09/2018 15:54

Neste segundo semestre, a oferta de banana prata na região do Norte de Minas Gerais está elevada ("pico de safra" da variedade), o que já era esperado por agentes do setor. Com isso, as cotações têm sido pressionadas – cenário típico deste período do ano. No entanto, em 2018, os insumos estão mais caros – sobretudo fertilizantes –, o que tem limitado a rentabilidade dos produtores. Para agravar, os danos em relação à seca vêm prejudicando a banana da região norte de MG (as poucas chuvas não foram suficientes para suprir a demanda por água dos bananais). Além disso, com a estiagem, a adubação fica comprometida, já que a água é necessária para que a atividade tenha êxito.

Em agosto e setembro, ainda, o maior volume da banana prata encontrado nesta praça era de segunda, ou seja, qualidade inferior à exigida pelo mercado, pressionando ainda mais as cotações. Na média de julho e agosto, os preços da prata na região estiveram 21% abaixo dos gastos estimados por produtores mineiros para se produzir um quilo da fruta – conforme figura abaixo.

Rentabilidade da banana - Cepea Hortifruti

Produtores têm considerado estes últimos meses como "um dos piores períodos para a bananicultura". Neste cenário, alguns bananicultores têm cogitado investir em outras culturas que estão apresentado melhor rentabilidade, como a mangicultura. A manga já está consolidada no Norte de Minas Gerais e é a fruta com melhor rentabilidade unitária dentre as acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea, desde 2016.

De acordo com produtores, a retirada dos bananais mais antigos pode acontecer até o final do ano, para que o plantio de manga ocorra. Já bananais mais novos devem ser mantidos na região, com a expectativa de que a cultura reaja no próximo ano.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário