Alta produção da cebola diminui preços

Publicado em 19/10/2018 10:54

Dentre as hortaliças com maior representatividade na comercialização, a cebola foi a que mais apresentou queda de preços. O Estado do Rio de Janeiro foi o que apresentou a queda mais expressiva, registrando baixa de cerca de 33%, seguido de São Paulo, Recife e Goiânia. Os dados estão no 10º Boletim Prohort, divulgado nesta quinta-feira (18), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A tendência de preços baixos vem ocorrendo desde maio e se explica pela maior oferta no atacado. A grande produção está vindo sobretudo das Regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. A quantidade de cebola no mercado não é impactada com a maior exportação do produto, principalmente para o Paraguai e a Argentina, que chega a 18 mil toneladas até setembro, um aumento de 274% comparado com o mesmo período de 2017.

Por outro lado, o mamão deve encarecer a compra. Somente a Ceagesp em São Paulo apresentou redução de preços superior a 10%, enquanto nos demais mercados atacadistas houve aumento, chegando a mais de 17% na Ceasa/MG e Ceasa/PE. A variante formosa foi a que mais contribuiu para valorização das cotações no mercado, em virtude da redução de oferta pelo efeito das chuvas que afetaram a produtividade nas principais regiões produtoras nos meses anteriores. O mamão papaya também teve redução de oferta, sem, no entanto, aumentar a cotação, pois a demanda foi limitada pelo clima frio no Sul e Sudeste. Espera-se para este mês uma oferta maior da fruta, com reflexo na redução de preços.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Climatempo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário