Cebola: Sob chuva, safra do Sul tem início incerto

Publicado em 13/11/2018 11:42

A colheita de cebolas da safra 2018/19 na região Sul do País se iniciou neste mês. A área plantada das praças produtoras aumentou 4,2% em relação ao ano passado – reflexo da boa rentabilidade obtida durante a temporada 2017/18, a qual recapitalizou os produtores de prejuízos em anos anteriores.

Contudo, para esta safra, adversidades climáticas estão preocupando os cebolicultores em relação ao andamento da produção. A possibilidade de ocorrência do El Niño é alta para este verão e, caso se concretize, o fenômeno pode afetar negativamente a colheita dos bulbos, devido à intensificação das chuvas.

Na região de Ituporanga (SC), as precipitações foram intensas nas últimas semanas e a umidade elevada propiciou o aparecimento de mofo em algumas cebolas. Até o momento, a produtividade da cebola superprecoce foi a única afetada, visto que as bolas precoces e as crioulas ainda podem se recuperar, pois são cultivares mais resistentes. Porém, ainda é difícil mensurar o impacto das adversidades, já que estão em fase de bulbificação. Os resultados da temporada sulista, portanto, devem depender do comportamento do clima até o final do ano.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário