Tomate: Colheita da temporada de verão se inicia
Os primeiros tomates da temporada de verão 2018/19 estão sendo ofertados em novembro. As regiões de Itapeva (SP), Venda Nova do Imigrante (ES), Nova Friburgo (RJ), Agreste (PE) e Reserva (PR) devem colher neste mês, juntas, o correspondente a cerca de 6% da área total da safra.
Apesar do início das atividades, a oferta na praça paulista deve ser ainda menor neste início de temporada frente ao que é tipicamente registrado. No ano passado, os produtores que colheram entre novembro e dezembro tiveram prejuízo, pois o mercado ainda estava com excesso de oferta do final da safra de inverno. Assim, o plantio foi menor no início desta temporada. Além disso, as poucas áreas transplantadas em agosto apresentaram problemas com larva-minadora e viroses (transmitida por tripes), o que deve comprometer a produtividade das primeiras lavouras.
Já Reserva optou por adiantar o calendário, concentrando a maior parte do volume para este mês, na tentativa de "fugir" da disponibilidade elevada no início da safra de Caçador (SC). Venda Nova do Imigrante, por sua vez, deve iniciar a colheita a partir da segunda quinzena de novembro, junto com algumas últimas roças da temporada de inverno.
Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br
0 comentário
Produção acumulada de mandioca destinada à indústria nos estados do Paraná, MS e SP cresceu 10,3% em 2025
Mercado de cacau passa a considerar possível superávit
Comércio de frutas na Ceagesp de São Paulo deve crescer cerca de 30% neste fim de ano
Setor de hortifrutis projeta retomada das exportações brasileiras aos EUA com o fim do tarifaço
Tomate/Cepea: Ritmo de maturação acelerado pressiona cotações em todos os atacados
Cebola/Cepea: Com oferta reduzida no NE, preços sobem