Cebola: Fungos e bactérias prejudicam qualidade em SC

Publicado em 25/01/2019 16:47
52 exibições

O clima quente e chuvoso está prejudicando a qualidade das cebolas comercializadas em Ituporanga e Lebon Régis (SC). Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, os problemas mais recorrentes são bico d’agua e carvão.

Mesmo com precipitações em janeiro abaixo das médias históricas para a região, a maior umidade eleva a incidência de fungos e bactérias nos bulbos, tanto nos armazenados quanto os que estão nas roças. Em Ituporanga, grande parte da produção se encontra em galpões; já em Lebon Régis ainda restam cerca de 35% do total nas lavouras.

Uma das estratégias adotadas pelos produtores é manter os bulbos nas roças após o corte, para posteriormente serem secados ao sol. Alguns produtores que possuem ventilação fazem uso deste artifício. Em Ituporanga, as cebolas estão sendo comercializadas de R$ 1,30 a R$ 1,60/kg, devido à variação da qualidade da hortaliça.

Na média, o preço ficou 2,0% maior nesta semana. A expectativa é que a comercialização em SC siga até abril e maio, sendo que o volume pode ser bastante baixo nestes meses e dependerá das condições dos estoques.

Tags:
Fonte: Cepea/Hortifruti

Nenhum comentário