Cebola: Qualidade baixa pressiona preços no NE

Publicado em 03/05/2019 14:32

Na região de Irecê (BA), o preço da cebola recuou nesta semana (de 28/04 a 03/05), devido à perda de qualidade, em decorrência de doenças bacterianas. Os bulbos comercializados foram prejudicados pelas chuvas de março e abril, que facilitaram o aparecimento de bactéria nas lavouras.

Em função da baixa qualidade, o escoamento da mercadoria é limitado pela maior sensibilidade da cebola afetada e pelo aumento do descarte durante o transporte. O ritmo de vendas ainda é lento, pois, junto ao feriado, o mercado não está absorvendo as cebolas danificadas.

Por outro lado, a expectativa é de melhora na qualidade, uma vez que algumas áreas não foram afetadas pelas adversidades climáticas, o que pode indicar melhora nas vendas nas próximas semanas. A média de preços ao produtor foi de R$ 0,80/kg, queda de 18,20% frente à semana passada. No Vale do São Francisco (BA/PE), a situação é similar, já que a produtividade vinha sendo afetada pelas altas temperaturas e pela umidade.

A partir desta semana, os bulbos já apresentaram melhora, devido à maior produtividade nas lavouras. Além disso, tanto em Irecê quanto no Vale, a oferta deve permanecer reduzida nas próximas semanas, o que pode favorecer os preços.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário