Cenoura: Com recuo na área de inverno, resultados são positivos

Publicado em 14/08/2019 13:31

A safra de inverno 2019 de cenoura está correspondendo às expectativas e trazendo bons retornos aos produtores. Desde seu início, em meados de julho, os preços estão 117% acima dos custos de produção – estimados em R$ 13,00/cx. Além disso, mesmo com a constante queda dos valores, devido ao aumento da produtividade (em relação à safra de verão), as cotações da caixa de 29 kg de cenoura "suja" estão 105% superiores às do mesmo período do ano anterior.

Os resultados obtidos neste início de temporada devem-se à menor área de cultivo, motivada principalmente pela saída de produtores de grande escala das atividades da cultura (devido à descapitalização). Por outro lado, a intensificação da colheita deve ocorrer em setembro, elevando o volume nacional e, consequentemente, pressionando os valores de comercialização.

Outro motivo que contribuiu para os preços altos é que a oferta nas praças de Cristalina (GO) e Irecê (BA) está extremamente baixa: poucos produtores estão comercializando e o foco de produção mudou para outras culturas – como cebola, batata e alho.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário