Exportações de frutas brasileiras crescem mais de 13% nos três primeiros trimestres do ano

Publicado em 23/10/2019 15:38

Mesmo com diversos entraves e burocratização para exportação de frutas, brasil registra aumento nas exportações nos três primeiros trimestres do ano. Dados apontam crescimento de mais de 13% em volume, o que resultou em mais de 513 milhões de dólares, aumento de 6% comparados ao mesmo período do ano passado.

O resultado já era esperado pelos produtores exportadores de frutas, visto que as exportações tem tido aumento gradativo e mais do que isso, boa parte da safra começou nesse segundo semestre, o que prospectam um aumento ainda maior para os próximos meses.

De janeiro a setembro deste ano, dentre as principais frutas exportadas, destaque em volume para melancia, 81,5%, uva, 64%, manga, 41,63%, abacate, 34,50% e banana, 32,28%. Atualmente, o nordeste é a região que mais exporta frutas, seguido da região sul.

Para a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) as expectativas são bem positivas para os próximos meses. Apesar de ainda ser o terceiro maior produtor do mundo com condições de ampliar ainda mais a área de produção, o Brasil, atualmente, ocupa a 23º posição no ranking das exportações, porém, a associação tem realizado diversas ações como promoção das frutas no exterior e abertura de novos mercados, e, em breve, esperam mudar essa estatística.

Juntamente com o Ministério da Agricultura e demais entidades representativas do setor de fruticultura, a Abrafrutas tem trabalhado em cima do Plano Nacional de Desenvolvimento da Fruticultura (PNDF) que tem com umas das metas o fortalecimento das entidades do setor desenvolvimento de cooperativas e a criação de um fundo setorial com recursos públicos e privados para estimular a cadeia produtiva da fruticultura.

Com o objetivo de conquistar novos mercados e ampliar a lista dos que já importam as frutas Brasileiras, a Abrafrutas junto a 15 empresas produtoras exportadoras de frutas estará participando na próxima semana em Madrid, Espanha, da 2º maior feira internacional de frutas, a Fruit Attraction. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Abrafrutas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário