Cebola: Importação do bulbo argentino pode ser favorecida

Publicado em 18/02/2020 09:29

Santa Catarina é a principal praça ofertante de cebola deste período, com pouco mais da metade do estoque disponível para comercialização. O aumento da safra catarinense, promovido pelas condições meteorológicas favoráveis e pela maior oferta nordestina (até a primeira quinzena de fevereiro), elevaram o volume nacional e mantiveram as cotações em baixos patamares.

A previsão para um aumento dos preços, por outro lado, ocorre com a gradual liquidez dos estoques no Sul e com o encerramento da comercialização no Nordeste – que já está com volume quase zerado. À medida que isto ocorre, cria-se um cenário favorável à entrada de bulbos argentinos no Brasil.

A desvalorização da moeda do país sul-americano pode favorecer a competitividade do produto no Brasil, visto que pode ser comercializado a preços menores e, mesmo assim, gerar bom retorno ao produtor argentino. Mas, devido à maior produção brasileira atual e à entrada das praças de São Paulo e Cerrado no mercado, logo após o término da safra sulista, a janela de entrada do bulbo internacional pode ser reduzida, refletindo em menor volume importado frente ao registrado em 2019.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário