Mamão: Exportações são positivas em janeiro
O ano de 2020 se iniciou com bastante oferta de mamão a nível nacional e, assim, os preços recuaram no mercado doméstico. Como resultado, produtores optaram por exportar a fruta – cujo volume enviado totalizou 4,2 mil toneladas em janeiro (12% maior frente ao mesmo mês do ano passado), com arrecadação de US$ 4,2 milhões (aumento de 3% na mesma comparação), segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
Também no mês passado, o volume enviado à União Europeia aumentou 12% em comparação com o mesmo mês do ano passado, se mantendo como o principal destino do mamão brasileiro – já que consumiu cerca de 88% do total exportado pelo País. O aumento mais significativo, por sua vez, foi o de 89% nos embarques ao Canadá, mas, mesmo diante desse resultado, o país consumiu apenas 2% do total de mamão exportado.
Para março, a redução esperada na oferta pode limitar as exportações nacionais de mamão. Porém, colaboradores do Hortifruti/Cepea esperam que a disponibilidade da fruta volte a aumentar em abril, favorecendo os embarques ao mercado internacional. Vale ressaltar que, para 2020, além da expectativa de maior produção, espera-se que a demanda constante da União Europeia siga favorecendo os resultados.
0 comentário
Batata/Cepea: Safra das águas tem início em dezembro em Bom Jesus
Melancia/Cepea: Envios brasileiros em novembro seguiram aquecidos
Melão/Cepea: Como foram as exportações do RN/CE em 2025?
Emater-MG orienta sobre manejo e produtividade da fruticultura durante a safra de verão
Conab verifica queda superior a 26% nos preços do tomate nos mercados atacadistas
HF Brasil/Cepea: Oferta elevada, preço em queda e margem pressionada marcam 2025; exportação surpreende pela resiliência