Melancia: Chuvas no plantio elevam incidência de doenças em SP
As primeiras melancias da safrinha paulista já estão sendo colhidas neste início de mês. No entanto, produtores estão preocupados com o rendimento das lavouras, diante das condições climáticas adversas nas regiões produtoras.
Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, o elevado volume de chuvas durante o desenvolvimento da planta (principalmente em Marília e cidades próximas) propiciou a proliferação de doenças fúngicas – como cancro da haste e antracnose. Neste cenário, agentes relatam maiores gastos com insumos, devido ao elevado número de aplicações para controle no campo. Já em Itápolis, as primeiras lavouras plantadas têm apresentado problemas com viroses – transmitidas pelo tripes (que também causa danos físicos à planta).
A esperança de melancicultores paulistas é de que as cotações continuem em alta – com oferta controlada –, para aliviar os maiores gastos e permitir boa rentabilidade nesta temporada. A colheita da safrinha teve início em Presidente Epitácio (município próximo a Presidente Prudente) e, em seguida, em Marília/Oscar Bressane. Em Itápolis, por fim, as atividades devem começar ao fim do mês.
0 comentário
Manga/Cepea: Preço da tommy recua pela 9ª semana no Vale, e pressiona valores da palmer
Maçã/Cepea: Visando diminuir estoques, disponibilidade aumenta e preços recuam
Cenoura/Cepea: Cotações seguem caindo em São Gotardo com oferta elevada
Alface/Cepea: Em Mogi das Cruzes, chuvas reduzem oferta e elevam preços
Mamão/Cepea: Menor oferta no Sul da BA e no Norte do ES favorece cotações a nível nacional
Melancia/Cepea: Após atrasos por conta das chuvas, safra paulista tem início