Uva: Vendas são mais calmas no Vale do São Francisco, mas embarques continuam
A demanda nacional pelas uvas do Vale do São Francisco (PE/BA) foi mais calma nesta semana (23 a 27/03) frente às anteriores, principalmente pela retração das compras do Sudeste. Apesar disso, os preços não caíram com força, diante da oferta ainda restrita na região. A uva itália embalada ficou em R$ 5,58/kg e a BRS vitória embalada, em R$ 8,28/kg, quedas respectivas de 2,9% e 3,5% frente à semana anterior.
Em relação às exportações, a região deve continuar despachando parte da produção por via marítima (mesmo fora da janela), já que o mercado externo está comprador. Ainda assim, o volume embarcado está inferior ao de 2019 – que excedeu as expectativas. Já se espera que os volumes enviados no primeiro semestre de 2020, mesmo a partir de abril (quando se inicia a janela de envios à Europa), não sejam tão grandes quanto os do ano passado, diante das chuvas no início de 2020, que impactaram negativamente na qualidade.
Vale lembrar que medidas preventivas estão sendo tomadas em prevenção ao coronavírus: nas roças, os veículos estão sendo higienizados constantemente; trabalhadores estão evitando aglomerações, intercalando as escalas, e lavatórios foram instalados. Já nas packing houses, a higienização é constante, e também adotaram o distanciamento de 1,5 a 2 metros entre pessoas.
0 comentário
Produção de noz-pecã pode chegar a 7 mil toneladas na safra 2026
Ministério da Agricultura e Apex destacam potencial da Fruit Attraction São Paulo para dar visibilidade global à fruticultura brasileira
Cacau cai 7% para mínima em dois anos em NY
Batata/Cepea: Chapada Diamantina (BA) registra altas produtividades
Manga/Cepea: Com crescimento da oferta, preços no Vale recuam na abertura do mês
Maçã brasileira inicia nova safra com frutos de alta qualidade e retomada da produção